FGTS Digital: O que você precisa saber!



Nos dias 04 e 05 de maio de 2022 tivemos o lançamento e apresentação do FGTS Digital pela equipe da Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério do Trabalho e Previdência no canal do YouTube da ENIT.


Foram duas lives num total de 5 horas que tiveram o intuito de apresentar o projeto do FGTS Digital e demonstrar um pouco da ferramenta que irá revolucionar a forma de recolhimento do FGTS em 2023.


📌 Destacamos aqui os pontos principais que são imprescindíveis para seu conhecimento e para se manter sempre atualizado:


1️⃣ O portal gov.br/fgtsdigital já está no ar e nele está disponível o Manual do Sistema e também um FAQ com Perguntas Frequentes.


2️⃣ A data de vencimento do FGTS será alterada do dia 07 do mês seguinte para dia 20 do mês seguinte à competência, mas isso somente quando o FGTS Digital estiver em vigor substituindo a atual GRF (GFIP/SEFIP) e se a MP 1.107/2022 for aprovada no Congresso Nacional após os 120 dias de validade da MP.


3️⃣ A guia do FGTS Digital terá como forma de recolhimento única e exclusivamente o PIX, o que torna o custo muito menor e a segurança muito maior.


4️⃣ Será uma guia única para FGTS mensal e FGTS Rescisório. Mas não será uma guia unificada com a parte Previdenciária que atualmente já é feita via DARF Previdenciário na DCTFWeb.


5️⃣ Tudo que está sendo transmitido ao eSocial referente aos eventos periódicos desde a competência 12/2018 será apresentado no FGTS Digital e já pode ser conferido desde então pelos contribuintes através dos eventos totalizadores S-5003 e S-5013.


6️⃣ O FGTS Digital ainda está em fase de homologação por um grupo Piloto, ou seja, NÃO está disponível para os ambientes do eSocial de Produção e nem de Produção Restrita.


7️⃣ O FGTS Digital não é administrado pela CAIXA e sim pela SIT (MTP). A CAIXA continua nesse processo de FGTS única e exclusivamente como ente arrecadador e para disponibilização dos recursos para os trabalhadores.


8️⃣ A previsão é que o FGTS Digital estará disponível, sem substituição da GFIP, para testes dos contribuintes de forma escalonada aos Grupos do eSocial a partir do quarto trimestre de 2022, quando poderá ser acessado o portal e emitidas as guias paralelamente para fins de conferência e aprendizagem do novo processo.


9️⃣ A efetiva substituição da guia da GRF (atual) pela guia do FGTS Digital está prevista para todos os grupos somente no início de 2023.


🔟 O FGTS Digital terá uma plataforma nova para certificação digital e o processo de procurações e substabelecimentos, separado do e-CAC, que será no Domicílio Trabalhista Eletrônico.


💡 Ainda faltam cerca de 6 meses para que os contribuintes possam acessar o novo aplicativo do FGTS Digital e fazer uma simulação de emissão de guia, consultas de valores e outros procedimentos. O momento atual é de se familiarizar com a mudança que está por vir e de se preparar para a efetiva substituição.


🔗 Link das lives da ENIT:

🔸04/05 - Conheça o FGTS Digital ▶️ https://www.youtube.com/watch?v=XEXN8WdU6_s

🔹05/05 - Demonstrando o FGTS Digital ▶️ https://www.youtube.com/watch?v=Pkkln2Au4G8


⚠️ ATENÇÃO: Todas as funcionalidades do FGTS Digital e tudo que você precisa saber sobre as mudanças serão detalhadas pela equipe do ATUA.DP e disponibilizadas para vocês no momento certo. Fiquem tranquilos, mas fiquem sempre ligados aqui conosco! 😉


Gostou? 👍 Nos siga, curta, compartilhe!


por Jení Carla Fritzke Schülter

consultora em DP da SCI Sistemas Contábeis e articulista Portal ContNews


🤩REDES

👉Instagram: https://www.instagram.com/sci_sistemas_contabeis/

👉Notícias via whatsapp: https://bit.ly/340rb4f

👉Canal no Telegram: https://t.me/SOUSCI


#SouSCI #SCISistemasContábeis #DP #FolhadePagamento #Folha #eSocial #JeníSchulter #FGTSDigital #eCAC #ENIT #GRF #GEFIP #SEFIP

317 visualizações

Posts recentes

Ver tudo