top of page

Indisponibilidade temporária do ambiente de produção restrita da EFD-Reinf


Dia 30/06 foi noticiado no portal da EFD-Reinf uma indisponibilidade prevista do dia 07/07/2023 (19h) até 10/07/2023 (7h) para manutenção evolutiva do ambiente de produção restrita.


Ou seja, o ambiente de produção (oficial) não será alterado, não sofrerá manutenção.


O que é o ambiente de produção restrita e ambiente de produção (oficial)?

🟩 O ambiente de produção restrita não é utilizado pelos contribuintes para fazer a entrega oficial da EFD-Reinf. Esse ambiente é utilizado pelas empresas de tecnologia da informação para testes do ambiente e leiaute.

🟥 Os contribuintes podem ter acesso a esse ambiente de produção restrita se sua solução da EFD-Reinf tiver essa opção, mas atenção, nada do que é enviado no ambiente de produção restrita tem validade jurídica.

🟨 Então a indisponibilidade temporária não vai afetar o ambiente de produção (oficial).


📝 E vamos para a segunda parte da explicação:


🟧 Ambiente de produção restrita modelo assíncrono e síncrono

🔹 Atualmente temos disponível 2 ambientes de produção restrita o síncrono e assíncrono.


🟨 Síncrono - versão 1.5.1 dos leiautes

🔹 Após receber os eventos eles são processados na mesma requisição. É o modelo de comunicação usado hoje no ambiente de produção oficial da EFD-Reinf para o envio de todos os eventos menos o R-2099.


🟥 Assíncronoo - versão 2.1.1 dos leiautes

🔹Para a transmissão no modelo assíncrono, os lotes são recepcionados e os eventos são processados em um segundo momento, sendo o resultado do processamento dos eventos feito por consulta. Essa forma de comunicação é usada no envio do R-2099 e retorno do R-5011. Será este o ambiente que sofrerá a indisponibilidade noticiada pela RFB.

Esse tipo de comunicação será posteriormente utilizada para envio da EFD-Reinf no ambiente de produção a partir de 21/09 para envio dos eventos da série R-4000 e posteriormente para todos os eventos da série R-2000.


🟩 Por que a mudança?

🔹A indisponibilidade no ambiente de produção restrita, assíncrono, versão 2.1.1 se dará para ser atualizado para a versão 2.1.2 dos leiautes da EFD-Reinf, tudo no ambiente de produção restrita por enquanto!


Ótimo trabalho a todos!


por Carla Lidiane Müller Moritz

analista da SCI Sistemas Contábeis e articulista do Portal ContNews


🤩REDES

👉Notícias via whatsapp: https://bit.ly/340rb4f

👉Canal no Telegram: https://t.me/SOUSCI


66 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page