top of page

Importação do FAP 2024 - Sistemas da SCI


Como já sabemos, todo ano na referência de JANEIRO devemos atualizar o % FAP do cadastro das empresas, mesmo que o FAP não é mais enviado e atualizado no eSocial, pois o eSocial já busca esta informação da base de dados oficial do governo. Mas é necessário atualizar o cadastro no sistema para que o Resumo da Folha e demais relatórios sejam impressos com o cálculo correto do RAT Ajustado (RATxFAP).


📌 Já nos sistemas da SCI VISUAL Practice, ÚNICO Folha e Novo VISUAL, os usuários não precisam fazer nada.


▶️ E SABE PORQUE?

Porque os nossos sistemas, automaticamente, buscam o FAP do eSocial e atualizam o cadastro da empresa. Assim, não tem como ficar desatualizado e melhor ainda, não precisa cadastrar senha ou fazer um processo de busca robotizada.


▶️ EM QUE MOMENTO ISSO OCORRE?

Isso ocorre no momento do envio do fechamento S-1299 do mês de janeiro de cada ano. Ou seja, quando enviar o fechamento do mês 01/2024, assim que o sistema processar o retorno do totalizador S-5011 ele já atualiza o cadastro da empresa na referência de 01/2024 com o novo FAP.


▶️ HÁ ALGUMA EXCEÇÃO?

A exceção é apenas para Obras Próprias, que não são cadastradas como empresa, então esse cadastro o usuário terá que atualizar manualmente. Lembrando que é o mesmo FAP do estabelecimento proprietário da Obra Própria.


DICA IMPORTANTE: 💡 Como o sistema só atualiza o FAP de 2024 assim que o usuário fizer o fechamento do eSocial, tenha atenção para a emissão dos relatórios antes disso. É necessário fazer a emissão dos relatórios de 01/2024 posteriormente ao fechamento do eSocial.


Jení Carla Fritzke Schulter

Consultora SCI

462 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page