top of page

Amanhã iniciam as mudanças da EFD-Reinf!


Olá, colegas do fiscal!


Amanhã é o dia! E vamos de recados importantes para nos prepararmos.


1. Dia 21/09 será feita a atualização do ambiente de produção da EFD-Reinf. Com isso das 7h às 17h, por conta da migração da versão 1.5.1 para a versão 2.1.2 referente a implantação dos eventos da série R-4000, o ambiente estará INDISPONÍVEL.


Então não adianta tentar enviar nada neste horário, nem pelo eCAC e nem pelo seu sistema, é uma mudança que a Receita precisa fazer para que possamos começar o envio do R-4000.


Mas após concluída a implantação, você poderá enviar seus eventos tanto pelo webservice do seu sistema, como pelo eCAC.


2. Começaremos a trabalhar com o ambiente assíncrono.

Conforme já explicado, os eventos enviados da série R-4000 só funcionarão na sistemática assíncrona, e com isso o retorno dos seus arquivos não será imediato. Isso é normal, pois, será necessário que o seu sistema faça consultas para poder ter os retornos dos eventos.


Para saber mais sobre as regras do assíncrono veja o vídeo que preparamos: https://youtu.be/C_6lyPjvBFI


Lembrando que, a Receita Federal também está mudando a série R-2000 para ser assíncrona, então TODA a EFD-Reinf será assíncrona.


3. Antes de fazer o envio dos seus eventos, garanta que você tenha feito todas as parametrizações necessárias para a EFD-Reinf, como por exemplo, a vinculação com os códigos de natureza de rendimento. Não sabe o que é natureza de rendimento? Nós te explicamos nesse vídeo: https://youtu.be/ihL_gLNZCNM


4. Quem por ventura precisar enviar algo via eCAC lembre-se que será necessário instalar o componente de assinatura digital disponível em https://www.serpro.gov.br/links-fixos-superiores/assinador-digital/assinador-serpro (este é um assinador do governo, não da sua empresa de software!)


5. Por fim, como muitas empresas começaram seus primeiros envio de EFD-Reinf agora, ou seja, nunca mandaram nada antes na EFD-Reinf é importante que as mesmas façam o envio do R-1000 para poder então mandar os eventos periódicos que precisarem. Empresas que já mandaram o R-1000 em algum momento no passado, não precisam entregar ele novamente. E empresas que não tem dados a declarar também não precisam enviar.


Se prepare para a EFD-Reinf, não deixe para a última hora, acompanhe nossas postagens de vídeos, faqs, e nossos EADs. Os sistemas da SCI estão preparados para o envio da EFD-Reinf série R-4000, mas para que você possa passar por este momento de mudança de forma tranquila e segura é necessário conhecer o seu software.


Aproveite os nossos cursos EAD sobre o tema:


26/09 - EAD Fiscal Visual Suprema - https://bit.ly/3POgjAh

27/09 - EAD Novo Visual e ÚNICO Fiscal - https://bit.ly/3Rw1zY4


por Carla Lidiane Müller Moritz

analista da SCI Sistemas Contábeis e articulista do Portal ContNews


🤩REDES

👉Notícias via whatsapp: https://bit.ly/340rb4f

👉Canal no Telegram: https://t.me/SOUSCI


135 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page