top of page

⚠️⚠️⚠️ Cuidado com os e-mails maliciosos com tentativas de phishing! 💻🎣


1 🔹 Comunicados de bancos, operadoras de cartão de crédito, companhias aéreas, entidades judiciais, desenvolvedoras de antivírus, solicitações de cadastramento ou atualizações, alteração de dados ou senhas não costumam ser feitos por e-mail. Na dúvida, entre em contato com a empresa/instituição mencionada por telefone ou site oficial para pedir esclarecimentos.


2 🔹 Mesmo quando a mensagem contiver dados pessoais como seu nome completo e CPF, não desconsidere a possibilidade de haver uma tentativa de golpe.


3 🔹 Observe as características da mensagem: imagens com baixa qualidade, distorcidas ou desalinhadas, textos com erros ortográficos, links suspeitos, argumentos persuasivos ou em tom ameaçador podem indicar phishing.


4 🔹 Você reconhece o remetente, mas é alguém que você não conversa ou que não faz parte das suas atividades e demandas profissionais - desconfie e verifique com a pessoa se ela realmente enviou um e-mail para você.


5 🔹 Fique atento as mensagens com anexos inusitados ou inesperados. Eles podem conter malware, ransomware ou outra ameaça on-line.


6 🔹 Observe se a mensagem contém links que parecem um pouco apagados. Passe sempre o cursor sobre o link para ver a URL verdadeira e, se o site parecer oficial, opte por inserir manualmente o endereço do website em seu navegador ao invés de clicar no link recebido.


7 🔹 Tome cuidado se o e-mail tiver um tom alarmista para criar um senso de urgência que exige uma atitude sua.


8 🔹 Ofertas boas demais para ser verdade merecem um cuidado especial. Promoções, descontos imperdíveis, sorteios, brindes... fique atento!


Utilize antivírus e atualize seus softwares, especialmente navegadores.


🙋🏻‍♀️🙋🏻‍♂️ Entre em contato com a equipe de infraestrutura e TI da empresa sempre que perceber algum e-mail ou mensagem suspeita.



82 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page