Erro 1739 no fechamento do eSocial - Evento S-1299



Em muitos casos, está ocorrendo o erro 1739 ao tentar enviar o evento S-1299 de fechamento do eSocial. Este erro ocorre pois o estabelecimento citado não possui o evento S-1005 da referência de 01-2021 integrado no eSocial.

Mas isso, em tese, não deveria ser uma obrigatoriedade, exceto se não houver FAP na base do governo (versão S-1.0).

Por isso a questão foi reportada para a equipe do eSocial que está atuando na análise e possível ajuste sistêmico.

📌 A descrição do erro é esta: 1739 - Não foi possível concluir o fechamento da folha pois existem pendências relacionadas ao FAP em estabelecimento(s) no evento S-1005. Ação sugerida: Todos os estabelecimentos que não possuem cadastro na Tabela FAP no ano de 2021 devem possuir informação do FAP em S-1005 com ano de [iniValid] igual ao ano do perApur (2021). Estabelecimento identificado que não atende a esta especificação: XXXXXXXXXXXXXX. Podem existir outras inconsistências de FAP não relacionadas nesta mensagem. Certifique-se de que o cadastro dos demais estabelecimentos atende a esta regra. Caso não atenda, reenvie o(s) respectivos evento(s) S-1005 com o valor do FAP preenchido e com o ano de [iniValid] igual ao ano do período de apuração.

☑️ Solução: 1️⃣ Enviar o evento S-1005 com início de validade 01/2021 e depois regerar o evento S-1299; ou 2️⃣ Aguardar a correção por parte do governo na regra aplicada e depois regerar o evento S-1299.

📆 Previsão para o eSocial ajustar: até o final do dia 26/10/2021.

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por Jení Carla Fritzke Schulter consultora em DP da SCI Sistemas Contábeis e articulista Portal Contabilidade na TV


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