top of page

IRRF dos rendimentos do trabalho na DCTFWeb


📌 A PARTIR DO PERÍODO DE APURAÇÃO MAIO/2023 O IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE DOS RENDIMENTOS DO TRABALHO ESTARÁ CONFESSADO NA DCTFWEB E SERÁ RECOLHIDO VIA DARF EMITIDO NA DCTFWEB.


E onde está escrito isso?


⚖️ IN 2.005 - Artigo 19-A: A DCTFWeb substituirá a DCTF como instrumento de confissão de dívida e de constituição de créditos tributários relativos ao IRRF em relação a fatos geradores que ocorrerem a partir do mês de maio de 2023.


E o que isso significa?


💡 O IR que é totalizado no eSocial através do evento totalizador S-5012 será alimentado na DCTFWeb quando for realizado o fechamento do eSocial através do evento S-1299.


E o que muda na prática?


👉🏻 A mudança será na forma de recolhimento do IR dos códigos 0561, 0588, 1889 e 3562 que antes era no DARF avulso emitido no SICALC e agora será automaticamente somado ao DARF emitido na DCTFWeb.


E o IR código 0473 dos residentes do exterior?


🔮 A apuração e vencimento deste código de Receita é diário, então a forma de recolhimento não muda (por enquanto), mas como ele também será confessado na DCTFWeb, deverá haver o abatimento do pagamento já realizado no DARF avulso.


🟢 IMPORTANTE: O eSocial, diferentemente do que faz em relação à contribuição previdenciária, não efetua cálculo do valor devido, ele apenas consolida o valor informado pelo declarante como efetivamente retido a título de Imposto de Renda. Esse valor é apurado através das rubricas cujo {codIncIRRF} seja igual a: [31 - Mensal, 32 - 13º salário, 33 - Férias, 34 - PLR].


📢 Fique atento às mudanças, é muito importante que você esteja atualizado para não ter surpresas no fechamento de MAIO/2023.


🔸 Assista nossa live sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=81U2Ssz9eek&t=1163s

🔹 E também nosso curso Atualizações no eSocial, Reinf e DCTFWeb em 2023: mentoria.contabilidadenatv.com.br


⚠️ ATENÇÃO: A partir do fechamento de MAIO/2023 o DARF da DCTFWeb passa a ter valores de Contribuição Previdenciária (eSocial+Reinf) + IRRF (eSocial). Em breve (provavelmente período de apuração JANEIRO/2024) serão acrescentadas ainda as retenções de PIS, COFINS, IR e CSLL sobre as Notas Fiscais enviadas pela Reinf.


Gostou? 👍 Nos siga, curta, compartilhe!


por Jení Carla Fritzke Schülter

consultora em DP da SCI Sistemas Contábeis e articulista Portal ContNews


🤩REDES

👉Notícias via whatsapp: https://bit.ly/340rb4f

👉Canal no Telegram: https://t.me/SOUSCI


523 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page