Reforma Tributária avança: ajustes fiscais e novas obrigações para empresas
- sitesci2020
- há 4 horas
- 2 min de leitura

O cenário tributário brasileiro vive uma das transições mais profundas das últimas décadas. As mudanças previstas pela reforma tributária já estão em fase de implementação. Com ajustes rápidos em documentos fiscais eletrônicos, como NF-e, NFC-e e NFS-e Nacional. Este informativo reúne os principais destaques da semana.
Zeina Latif analisa desafios e caminhos da Reforma Tributária
👉🏻 Na 21ª CONESCAP, a economista Zeina Latif trouxe uma análise técnica sobre os impactos da reforma tributária no ambiente econômico e empresarial. Destacou a necessidade de adaptação rápida por parte das empresas e a importância de compreender as novas dinâmicas do IBS e da CBS para manter competitividade.
CRCSP para todos apresenta: Série Reforma Tributária
👉🏻 O CRCSP promove uma série de cinco episódios sobre a reforma tributária, de 27 a 31 de outubro, com especialistas discutindo temas práticos como apuração assistida, novas obrigações acessórias e o impacto direto sobre os sistemas de faturamento e compliance fiscal.
Curitiba: Empresas do Simples Nacional precisam migrar para o Emissor Nacional até 1º de novembro
👉🏻 As empresas do Simples Nacional devem migrar para o Emissor Nacional da NFS-e até 1º de novembro. Essa mudança faz parte do alinhamento técnico com o novo modelo fiscal que já contempla campos de IBS e CBS, conforme a Nota Técnica SE/CGNFS-e nº 004/2025. A integração é essencial para garantir conformidade com a futura apuração unificada dos tributos sobre bens e serviços.
O ambiente tributário está evoluindo em ritmo acelerado. A migração para os novos modelos de documentos fiscais eletrônicos (NF-e, NFS-e, CTe) é o primeiro passo prático da transição para o sistema IBS/CBS. Cada atualização técnica traz reflexos diretos no dia a dia das empresas.
Agora, mais do que nunca, é hora de acompanhar as mudanças.
📲 Siga @scisistemas para ficar por dentro das atualizações e preparar seus clientes com segurança.
por Carla Lidiane Müller Moritz
analista da SCI Sistemas Contábeis e articulista do Portal ContNews
🤩REDES
👉Instagram: https://www.instagram.com/scisistemas
👉Notícias via whatsapp: https://chat.whatsapp.com/JDNAEVqPm3pBdA95zIf6Cx
👉Canal no Telegram: https://t.me/SOUSCI




Comentários