top of page

O que fazer caso tenha perdido o prazo de adesão ao Simples Nacional 2022


Um assunto que está sendo muito questionado é o que fazer se a empresa perdeu o prazo de adesão do Simples Nacional e se há alguma solução, algo que possa ser feito para reverter a situação.


A perda do prazo de opção ao Simples Nacional, gera um enorme problema, isso porque se você não fez a sua solicitação até o dia 31 de janeiro de 2022, só poderá realizar essa opção no próximo ano.


Mas e se eu baixar a empresa?


▪️ Se a empresa for baixada e for aberta uma nova empresa, ela poderá, por ser nova, optar pelo Simples Nacional, respeitando as regras de empresa em início de atividade.


Particularmente, é possível fazer isso, mas não é viável, afinal perde-se todo o tempo que a empresa teve para montar e consolidar o seu negócio, sem contar no tempo e burocracia que envolvem os procedimentos para essa ação.


Para as empresas em início de atividade, o prazo para solicitação de opção é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível).


Isso respeitando o tempo de 60 dias da inscrição no CNPJ.


📌 Mas se você fez a sua solicitação então é só aguardar, muitas empresas ao fazerem a sua opção pelo Simples Nacional tem o deferimento na hora, porque não possuem pendências.


Agora, para as empresas que apresentaram pendências com um ou mais entes federados (União, Estados, Distrito Federal e Municípios), elas terão até o dia 31/03 para se regularizarem.


▪️ Caso tenham sido apontadas pendências e a empresa nada fez em relação a isso, a mesma terá a solicitação para o regime tributário do Simples Nacional indeferido. Neste caso a empresa só poderá tentar voltar para o Simples Nacional em janeiro do ano seguinte, por isso a importância de se regularizar até a data final de 31 de março.


▪️ Os contribuintes com débitos junto ao Simples Nacional, ou seja, que foram excluídos, e fizeram nova opção agora em janeiro, devem regularizar as pendências que os impedem de optar pelo Simples. É possível, caso queira, pagar os valores a vista, ou por meio de parcelamento.


🔰 O contribuinte pode acompanhar o andamento e o resultado final da solicitação na opção “Acompanhamento da Formalização da Opção pelo Simples Nacional”.


Vantagens do Simples Nacional


➡️ Não é necessário o controle de várias guias de tributos

Ao optar pelo Simples nacional o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais em uma única guia. Existe com isso uma redução com os custos tributários, além de uma grande diminuição de obrigações acessórias com vencimentos distintos.


➡️ O Simples Nacional, muitas vezes se torna um regime tributário mais barato, contudo, é importante lembrar que isso não é uma verdade universal, antes de optar pelo Simples faça um planejamento tributário. Mas em geral, sim, muitas empresas encontram uma menor tributação no Simples Nacional do que em relação a outros regimes. No Simples as alíquotas são definidas pelo tipo de atividade econômica, por meio de tabelas.


por Carla Lidiane Müller Moritz

analista da SCI Sistemas Contábeis


🤩REDES

👉Notícias via whatsapp: https://bit.ly/340rb4f

👉Canal no Telegram: https://t.me/SOUSCI


305 visualizações
bottom of page